Clareamento dental: como é feito?
1804
post-template-default,single,single-post,postid-1804,single-format-standard,bridge-core-1.0.7,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.2.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-3076
 

Clareamento dental: como é feito?

Clareamento dental: como é feito?

Você já deve ter pensado em fazer um clareamento dental, não é mesmo? Ter um sorriso bonito com dentes brancos faz toda a diferença.

Esse procedimento permite remover o amarelado e as manchas dos dentes e é uma ótima alternativa para quem busca um sorriso incrível com dentes mais brancos de forma rápida e eficaz.

Quer saber mais sobre o clareamento dental? Então continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo!

O que é clareamento dental?

Tanto a idade, como a falta de uma boa higiene bucal, o uso de tabaco, o consumo constante de café e outros alimentos e bebidas que possuem corantes – naturais ou artificiais – acabam desgastando o esmalte e interferindo na pigmentação dos dentes.

Então o que é o clareamento? É um procedimento que utiliza agentes clareadores para promover o clareamento dos dentes, através de produtos químicos como peróxido de carbamida e peróxido de hidrogênio. Existem dois tipos de clareamento: o clareamento dental caseiro (com gel) e o clareamento dental de consultório.

Clareamento dental com gel

 

Esse é o tipo de clareamento conhecido como caseiro. Neste caso, o dentista faz uma moldagem prévia da sua arcada dentária e produz moldeiras transparentes sob medida para a arcada superior e inferior. Depois disso, o dentista indica o gel clareador mais adequado para atingir a melhor tonalidade dos seus dentes.

Então, o paciente retorna para casa com a moldeira e o gel para fazer o tratamento por conta. Ele deve aplicar o gel na moldeira e usá-la pelo período recomendado pelo dentista.

Durante o tratamento, é essencial que o paciente faça a escovação utilizando creme dental para dentes sensíveis e uso de um enxaguante bucal com flúor para minimizar os impactos da sensibilidade. Os cuidados também devem ser redobrados com a alimentação: não é recomendado consumir alimentos escuros ou com corantes fortes, como chás, cafés, refrigerantes de cola e suco de uva. Doces, biscoitos e molhos como shoyu e ketchup também deve ser evitados, assim como alimentos ácidos, como abacaxi, laranja e limão.

Como o clareamento acontece de forma gradual, é importante fazer um acompanhamento com o seu dentista, assim, o profissional poderá avaliar o progresso do clareamento e a saúde do esmalte e da gengiva, e verificar a necessidade de aumentar ou reduzir a concentração do gel clareador.

O clareamento dental caseiro é uma opção prática, menos agressiva e mais segura para a saúde dos dentes.

Clareamento dental de consultório

 

Esse tipo de clareamento é, normalmente, realizado em uma sessão. O dentista, primeiramente, irá proteger a gengiva, os lábios e as bochechas para depois aplicar sobre os dentes um agente químico oxidante em maior concentração. Sobre o agente clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora ou um determinado tipo de laser que irá intensificar o clareamento.

O clareamento dental convencional feito em consultório é indicado para quem possui retrações muito extensas na gengiva, já que isso dificulta o tratamento caseiro. Em comparação com o clareamento dental caseiro, esse oferece resultados de maneira mais rápida.

Os cuidados são basicamente os mesmos do clareamento dental caseiro: deve-se evitar alimentos escuros ou de tonalidades fortes, como chás, cafés, refrigerantes de cola e suco de uva, além de doces, biscoitos e molhos como shoyu e ketchup, ou ainda alimentos ácidos, como abacaxi, laranja e limão.

O resultado do clareamento dental, independentemente do tipo realizado, são dentes mais brancos, resgatando a autoestima do paciente e trazendo uma maior satisfação estética.

Vale ressaltar, por mais que o clareamento pareça um procedimento estético simples, a orientação de um cirurgião-dentista é imprescindível para orientar com segurança o produto correto, a forma de aplicar e o tipo de clareamento adequado para a sua situação.

Aproveite e agende uma avaliação conosco, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!

O sorriso dos seus sonhos começa aqui. 

📍 Clinica Batel – Av. Silva Jardim, 2520 – Batel – Curitiba(PR)
Resp. Técnica: Dra. Mariana Hornung Correia. CRO/PR  21520 | CLM\PR 3311

📍 Clínica Sítio Cercado – Rua Agudos do Sul, 40 – Sítio Cercado – Curitiba (PR)
Resp. Técnico: Dr. Marcio Fressatto Filho CRO/PR 21841 | CLM/PR 1695

📍 Clínica Pinhais – Avenida Iraí, 1632 – Weissópolis – Pinhais (PR)
Resp. Técnico: Dr. Mário Hayashi Junior CRO/PR 17908

📍 Clínica Balneário Camboriú – 3ª Avenida, 1055 – Centro.
Resp. Técnico: Dr Thiago  Koehler  CRO -SC 22726 CL 4548SC



Instituto Christian Andrade - WhatsApp