6 coisas que você não sabia sobre o seu sorriso!
1815
post-template-default,single,single-post,postid-1815,single-format-standard,bridge-core-1.0.7,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.2.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-3076
 

6 coisas que você não sabia sobre o seu sorriso!

6 coisas que você não sabia sobre o seu sorriso!


O que é ter uma boca saudável para você? Para muita gente isso significa ter boa aparência, sem manchas ou sujeira visível, para outros, não ter cárie ou outras doenças bucais (como tártaro e gengivite), mas uma boca saudável não está limitada somente a isso! Por isso, trouxemos 6 coisas que você não sabia sobre o seu sorriso e que vão te surpreender!

Alimentos quentes e frios NÃO causam sensibilidade.


Você já tomou um sorvete ou um copo de água bem gelada e teve aquele choque nos dentes? Quem nunca?! Porém um fato que pouca gente sabe é que não é o alimento quente ou frio que causa a sensibilidade! Ele pode mostrar que a sensibilidade existe, mas sua causa pode estar relacionada à escovação com força excessiva que causa a retração da gengiva.

Então não culpe o café, chá, sorvete, água gelada ou quaisquer outros alimentos e bebidas que algum dia já te causaram incômodo no momento do consumo. A verdadeira causa é pré-existente e decorre, geralmente, dos seus hábitos de higiene bucal.

O mau hálito não está relacionado somente aos alimentos ingeridos.


Após uma refeição super temperada, seu hálito pode ficar ruim por horas, talvez o dia todo, mas este não é o único motivo que pode causar um hálito ruim.

Geralmente, o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na língua é outro motivo comum que pode desencadear a halitose. Esse acúmulo é decorrente da falta de escovação ou da escovação inadequada, e que pode piorar com o tempo. 

Outros fatores, como problemas estomacais, também podem dar origem ao mau hálito, porém podem ser derivados de diversos fatores. Então, se você tem ou conhece alguém que tenha mau hálito recorrente, é melhor marcar uma consulta com o seu dentista.

O bruxismo pode ser emocional.


Não, bruxismo não é o fã clube do Ronaldinho Gaúcho, popularmente conhecido como “o bruxo”, nem tem a ver com magia de qualquer espécie. Trata-se do ato de ranger os dentes ou pressionar a arcada durante o dia/noite, incomodando demasiadamente o portador.

A causa, porém, pode estar relacionada ao estado emocional do paciente, e não necessariamente a um problema bucal prévio ou hábitos ruins. Tanto o estresse quanto doenças mais sérias, como a depressão, podem desencadear essa complicação.

Goma de mascar não substitui uma escovação.


Não se sabe como, quando, nem por quê, mas uma lenda urbana surgiu e se espalhou pelos quatro cantos da terra, dizendo que um chiclete (goma de mascar) substitui uma escovação de dentes. Isso não é verdade! A goma de mascar pode mascarar a parte do hálito, mas de forma alguma irá fazer a higienização adequada da cavidade bucal.

Ainda, como dica bônus, o indicado seria o consumo de gomas de mascar sem açúcar, que, se não ajudam, ao menos não atrapalham na sua saúde bucal.

Quanto mais escovar os dentes melhor?


Não é bem assim. Um princípio que se aplica a muitas coisas na vida é o de que a qualidade é mais importante do que a quantidade.

Mesmo que sejam realizadas dezenas de escovações por dia, se isso for feito sem qualidade, ou seja, sem o cuidado necessário e a higienização correta de dentes, língua e bochecha, problemas dentários podem surgir, e mais do que isso, o excesso de escovação pode ser prejudicial aos dentes, tornando-os mais frágeis ou passíveis de sensibilidade.

O recomendado continua sendo três vezes ao dia, após as refeições, com qualidade, calma e cuidado, prezando por uma limpeza completa e eficiente.

Clareamento enfraquece os dentes?


E por último, mas não menos importante. Esse é um mito recorrente entre os pacientes, que gera até mesmo receio em realizar o procedimento. A verdade é que o clareamento feito no consultório, por profissionais capacitados e materiais de ponta não oferecem quaisquer riscos aos dentes, nem o enfraquecimento. O que pode vir a fazer mal, são os chamados “tratamentos alternativos” ou “caseiros”, que utilizam substâncias inadequadas, como o limão, por exemplo.

E aí, você já sabia de todas essas curiosidades? Para saber mais acompanhe sempre as novidades aqui em nosso blog!

O sorriso dos seus sonhos começa aqui. 

📍 Clinica Batel – Av. Silva Jardim, 2520 – Batel – Curitiba(PR)
Resp. Técnica: Dra. Mariana Hornung Correia. CRO/PR  21520 | CLM\PR 3311

📍 Clínica Sítio Cercado – Rua Agudos do Sul, 40 – Sítio Cercado – Curitiba (PR)
Resp. Técnico: Dr. Marcio Fressatto Filho CRO/PR 21841 | CLM/PR 1695

📍 Clínica Pinhais – Avenida Iraí, 1632 – Weissópolis – Pinhais (PR)
Resp. Técnico: Dr. Mário Hayashi Junior CRO/PR 17908

📍 Clínica Balneário Camboriú – 3ª Avenida, 1055 – Centro.
Resp. Técnico: Dr Thiago  Koehler  CRO -SC 22726 CL 4548SC



Instituto Christian Andrade - WhatsApp