Saiba por que não pode usar palito de dente!
1864
post-template-default,single,single-post,postid-1864,single-format-standard,bridge-core-1.0.7,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.2.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-3076
 

Saiba por que não pode usar palito de dente!

Saiba por que não pode usar palito de dente!

 

É comum ver as pessoas utilizando palito de dente para retirar algum resíduo de comida dos dentes, mas você sabia que o palito não substitui o fio dental? A utilização deles podem trazer consequências não muito agradáveis para sua higiene bucal, como por exemplo: infecções e gengivite.

Vamos acompanhar o texto para saber mais sobre a utilização do palito de dente!

Por que não usar palito de dente?

Os palitos de dentes não são muito indicados pela maioria dos especialistas, pelo fato de poder ocasionar alguns problemas na boca de seus pacientes, se caso utilizarem da maneira errada. O palito pode ajudar com a remoção de resíduos superficiais, sendo passado suavemente pelos tecidos da boca, já que sua função não é fazer a limpeza entre os dentes. A seguir alguns problemas que o uso deste pode causar.

Aumenta o risco de problemas na gengiva

Por ser um objeto de madeira com uma estrutura pontiaguda, ao entrar em contato com a gengiva causa irritação por perfurar logo a camada superficial, causando feridas. Essas feridas podem provocar dores e desconforto, colaborando com a passagem de bactérias, causando infecções. Quanto mais feridas surgirem, maior a probabilidade de ter gengivite.

Remove a proteção do dente

Quando o objeto atritar com os dentes, poderá haver a remoção e um desgaste da proteção natural dentária, que é o esmalte. Esse desgaste acontece quando o palito é utilizado com bastante frequência, podendo gerar falhas no esmalte que com o tempo vão permitir a entrada de mais bactérias.

Favorece o crescimento da placa bacteriana

Mesmo parecendo que o palito ajude com a limpeza dos dentes e a remoção dos resíduos, na maioria das vezes ele empurra as sujeiras para os cantos dos dentes. Depois, ao utilizar a escova de dentes, pode ser mais difícil acabar com a sujeira, pois as bactérias estarão acumuladas e isso vai contribuir com o crescimento da placa bacteriana.

Pode aumentar o espaçamento entre os dentes

Muitas pessoas usam o palito sem cuidar dos seus dentes. Empurram-o entre os vãos para retirar melhor os resíduos acumulados. Mas isso pode causar um afastamento entre os dentes, porque ao utilizar o palito todos os dias como um meio de limpeza, acaba forçando-os e com isso, causando o espaçamento.

Qual a melhor opção para a higienização bucal?

Para quem não quer se arriscar e ficar com resíduos entre os dentes, os cirurgiões dentistas recomendam levar sempre consigo um kit de higiene, sem esquecer do fio dental que, por sua vez, é um material bastante apropriado para a realização da higienização bucal.

Aproveite para agendar uma avaliação conosco, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você! 

O sorriso dos seus sonhos começa aqui. 

📍 Clinica Batel – Av. Silva Jardim, 2520 – Batel – Curitiba(PR)
Resp. Técnica: Dra. Mariana Hornung Correia. CRO/PR  21520 | CLM\PR 3311

📍 Clínica Sítio Cercado – Rua Agudos do Sul, 40 – Sítio Cercado – Curitiba (PR)
Resp. Técnico: Dr. Marcio Fressatto Filho CRO/PR 21841 | CLM/PR 1695

📍 Clínica Pinhais – Avenida Iraí, 1632 – Weissópolis – Pinhais (PR)
Resp. Técnico: Dr. Mário Hayashi Junior CRO/PR 17908

📍 Clínica Balneário Camboriú – 3ª Avenida, 1055 – Centro.
Resp. Técnico: Dr Thiago  Koehler  CRO -SC 22726 CL 4548SC



Instituto Christian Andrade - WhatsApp