Tudo sobre a perda óssea dentária
2244
post-template-default,single,single-post,postid-2244,single-format-standard,bridge-core-1.0.7,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.2.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-3076
 

Tudo sobre a perda óssea dentária

Tudo sobre a perda óssea dentária

Para se manterem fixos na boca, os dentes precisam de uma base óssea de boa qualidade. Por conta disso, as pessoas que possuem quadros de perda óssea dentária – quando o osso começa a ficar menor ao redor dos dentes – acabam sendo prejudicadas em relação a saúde bucal, como também a estética do sorriso.

Quando este problema ocorre, a pessoa corre o risco de sofrer alterações na posição dos dentes e até mesmo perdê-los. Por conta disso, é necessária muita atenção. 

Acompanhe este artigo para que possa entender melhor o que é esse problema, quais são suas causas, como ele pode ser identificado e como pode ser revertida essa situação. 

O que significa perda óssea dentária?

Como já citado anteriormente, a perda óssea dentária é quando o osso ao redor dos dentes vai diminuindo, por conta do descuido com a higiene bucal ou também pelo histórico de problemas periodontais que acabam afetando a gengiva e a estrutura dos dentes. 

A perda óssea pode ser considerada como um avanço desses problemas, ocasionando infecções e inflamações na região que suporta a gengiva e os dentes. Em casos mais específicos a pessoa pode apresentar danos irreversíveis, como a perda dos dentes.

Como eu sei que estou com esse problema?

Mesmo sendo um problema nas estruturas internas da boca, é possível identificar alguns sinais. Uma das maiores preocupações é quando o paciente nota que seus dentes estão amolecendo – em casos mais avançados – conforme o tempo vai passando, os dentes se soltam da arcada dentária. 

Mas não precisa deixar chegar nesse estágio, você consegue notar que está com esse problema quando possui alguns sintomas, como:

  • Retração da gengiva;
  • Alterações nas posições dos dentes;
  • Aumento de espaço entre o dentes;
  • Mau hálito;
  • Sensibilidade nos dentes;
  • Mudanças na mordida;

É muito importante lembrar que a perda óssea ocorre lentamente, não de uma hora para outra. Portanto, esses sinais aparecem aos poucos se agravando conforme o tempo vai passando.

Leia também: Enxerto ósseo para implante dentário: o que é e quando ele é necessário?

Como pode ser resolvido o desgaste ósseo?

Como este problema está ligado a alguma doença periodontal ou má higiene bucal, somente com um profissional da área odontológica que você poderá descobrir a melhor forma para solucionar a perda óssea. Dessa forma, o profissional avalia quais os sinais que apareceram (dor de dente, mau hálito, sensibilidade etc.) e também a estética da sua boca, se ela está vermelha, se possui sangramento, enfim.

Depois de avaliado, o especialista pode realizar um raio X, se for o caso, para ter um primeiro diagnóstico. Constatando que o paciente de fato sofre com a perda óssea dentária, irá explicar as principais soluções para você viver e sorrir com confiança.

Primeiramente toda a região abalada deve passar por uma limpeza. Depois, é iniciado alguns procedimentos – como o enxerto, métodos a laser, para a recuperação do tecido ósseo perdido.

Agora que sabe quais são os sintomas, e como pode evitar a perda óssea dentária, fica mais fácil cuidar de você e de toda a sua família para que isso não aconteça. Portanto, mantenha os cuidados necessários com sua boca, e frequente seu dentista periodicamente.

Aproveite para agendar sua avaliação conosco, o Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você!

 

O sorriso dos seus sonhos começa aqui. 

📍 Clinica Batel – Av. Silva Jardim, 2520 – Batel – Curitiba(PR)
Resp. Técnica: Dra. Mariana Hornung Correia. CRO/PR  21520 | CLM\PR 3311

📍 Clínica Sítio Cercado – Rua Agudos do Sul, 40 – Sítio Cercado – Curitiba (PR)
Resp. Técnico: Dr. Marcio Fressatto Filho CRO/PR 21841 | CLM/PR 1695

📍 Clínica Pinhais – Avenida Iraí, 1632 – Weissópolis – Pinhais (PR)
Resp. Técnico: Dr. Mário Hayashi Junior CRO/PR 17908

📍 Clínica Balneário Camboriú – 3ª Avenida, 1055 – Centro.
Resp. Técnico: Dr Thiago  Koehler  CRO -SC 22726 CL 4548SC



Instituto Christian Andrade - WhatsApp