Entenda tudo sobre endodontia: tratamento de canal
2796
post-template-default,single,single-post,postid-2796,single-format-standard,bridge-core-1.0.7,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.2.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-3076
 

Entenda tudo sobre endodontia: tratamento de canal

Entenda tudo sobre endodontia: tratamento de canal

Talvez você nunca tenha ouvido falar em tratamento endodôntico, mas com certeza já escutou alguém falar sobre “tratamento de canal”.

Endodontia é, portanto, uma das especialidades dentro da odontologia. Vamos conhecer mais sobre?

O que é endodontia?

“Endo” significa interno/dentro e “dontia” significa dente. Portanto, endodontistas são profissionais treinados para lidar com problemas internos dos dentes. 

É conhecido também como: “tratamento de canal” e está diretamente relacionado ao tratamento de cárie dentária.

Porque quando ocorre a cárie, as bactérias podem atingir as camadas mais profundas do dente e chegar até a polpa (parte onde se encontram os nervos).

Se o paciente não procurar um endodontista, o problema poderá se agravar e causar a perda dentária, questão que somente será resolvida com implantes dentários — um tratamento cirúrgico mais invasivo.

O tratamento de canal também pode ser necessário em casos de lesão ou fratura nos dentes.

Como funciona o tratamento de canal?

O tratamento de canal é a remoção da polpa dentro do dente. Após a remoção da polpa danificada, o espaço restante será limpo e preenchido para selar o canal. 

Primeiro é realizada a anestesia do local, em seguida a abertura do dente é feita através da coroa dentária para alcançar a polpa.

O próximo passo envolve a remoção do tecido infectado/inflamado (pulpectomia). 

Após remover por completo a polpa, é feita a limpeza de resíduos do canal para receber o material da restauração temporária cujo objetivo é proteger o espaço contra contaminações.

Ao final do tratamento, a restauração temporária é removida e a cavidade é selada de forma permanente para dar suporte estrutural e receber a coroa. É o que irá dar a aparência natural no topo do dente.

Para quem é indicado a endodontia?

O tratamento de canal é normalmente indicado para pacientes com cárie em estágio avançado, trauma ou fratura mais grave no dente, sensibilidade dentária, dores constantes ou a presença de abscessos (bolhas na gengiva com pus).

Muitas vezes o paciente não sentirá nenhum sintoma, pois a cárie dentária ocorre entre os dentes e só começa a causar dor ou sensibilidade em um estágio mais avançado. 

É por isso que é muito importante fazer um acompanhamento regular com o dentista. Esta avaliação pode prevenir o avanço da cárie e a necessidade de tratamento do canal.

Quer saber mais? Agende uma avaliação com a nossa equipe. O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você! 

 

O sorriso dos seus sonhos começa aqui. 

📍 Clinica Batel – Av. Silva Jardim, 2520 – Batel – Curitiba(PR)
Resp. Técnica: Dra. Mariana Hornung Correia. CRO/PR  21520 | CLM\PR 3311

📍 Clínica Sítio Cercado – Rua Agudos do Sul, 40 – Sítio Cercado – Curitiba (PR)
Resp. Técnico: Dr. Marcio Fressatto Filho CRO/PR 21841 | CLM/PR 1695

📍 Clínica Pinhais – Avenida Iraí, 1632 – Weissópolis – Pinhais (PR)
Resp. Técnico: Dr. Mário Hayashi Junior CRO/PR 17908

📍 Clínica Balneário Camboriú – 3ª Avenida, 1055 – Centro.
Resp. Técnico: Dr Thiago  Koehler  CRO -SC 22726 CL 4548SC



Instituto Christian Andrade - WhatsApp