Tártaro: principais cuidados para evitá-lo!
2810
post-template-default,single,single-post,postid-2810,single-format-standard,bridge-core-1.0.7,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.2.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-3076
 

Tártaro: principais cuidados para evitá-lo!

Tártaro: principais cuidados para evitá-lo!

O tártaro, que também é conhecido como cálculo dental, é o acúmulo de placa bacteriana calcificada que se forma perto das gengivas e fica preso nos dentes. 

São “crostas” duras e amareladas que só podem ser removidas por um profissional na profilaxia dental (limpeza). Essa camada quando não tratada pode levar a problemas mais sérios como a cárie dentária, periodontite, gengivite e mau hálito.

Quais as suas causas?

O tártaro se desenvolve principalmente pela falta da higienização oral e pode ocorrer em qualquer idade.

Por isso, é muito importante cuidar bem dos dentes e manter a saúde bucal em dia, pois só assim é possível evitar o aparecimento do tártaro. Listamos os principais cuidados:

5 cuidados para prevenir o acúmulo de tártaro

1) Escove bem os dentes diariamente após as refeições, para eliminar os resíduos de alimentos;

2) Use sempre o fio dental, pois ele alcança todos os cantos em que pode acumular bactérias;

3) Limpe a língua com um raspador de língua próprio para combater a halitose e evitar o aparecimento de bactérias na cavidade oral;

4) Use também o enxaguante bucal, um ótimo complemento para finalizar a higiene e prevenir a proliferação de bactérias;

5) Visite o seu dentista a cada 6 meses, além de manter a sua higiene bucal em dia, caso tenha algum sinal de tártaro, somente ele poderá realizar a remoção.

Como é feita a remoção do tártaro?

Por ser uma placa calcificada e bem aderida aos dentes, o tártaro só pode ser removido por um cirurgião-dentista qualificado. 

Durante a limpeza dentária (profilaxia), o profissional utilizará um aparelho de ultrassom para raspar a parte mais grossa do tártaro, e com auxílio de outros instrumentos irá retirar o restante dos resíduos. Por fim, a limpeza é finalizada com um polimento. 

Embora sua remoção possa ser feita em uma limpeza, existem casos que são necessários mais de uma consulta para conclusão do tratamento. 

Ao final da consulta, o dentista irá orientar qual a frequência de visitas ideal e dar instruções para uma melhor higiene bucal.

Caso observe a presença de tártaro atrás dos dentes inferiores, onde é mais fácil sua visibilidade. Procure um dentista e faça uma avaliação. Sua remoção é essencial para evitar que o problema evolua para infecções mais graves.

Quer saber mais? Agende uma avaliação com a nossa equipe. O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você! 

 

O sorriso dos seus sonhos começa aqui. 

📍 Clinica Batel – Av. Silva Jardim, 2520 – Batel – Curitiba(PR)
Resp. Técnica: Dra. Mariana Hornung Correia. CRO/PR  21520 | CLM\PR 3311

📍 Clínica Sítio Cercado – Rua Agudos do Sul, 40 – Sítio Cercado – Curitiba (PR)
Resp. Técnico: Dr. Marcio Fressatto Filho CRO/PR 21841 | CLM/PR 1695

📍 Clínica Pinhais – Avenida Iraí, 1632 – Weissópolis – Pinhais (PR)
Resp. Técnico: Dr. Mário Hayashi Junior CRO/PR 17908

📍 Clínica Balneário Camboriú – 3ª Avenida, 1055 – Centro.
Resp. Técnico: Dr Thiago  Koehler  CRO -SC 22726 CL 4548SC



Instituto Christian Andrade - WhatsApp