Mitos e verdades da toxina botulínica (botox)
2817
post-template-default,single,single-post,postid-2817,single-format-standard,bridge-core-1.0.7,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.2.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-3076
 

Mitos e verdades da toxina botulínica (botox)

Mitos e verdades da toxina botulínica (botox)

Você sabia que um dos procedimentos para rejuvenescimento facial mais procurados é a aplicação de toxina botulínica?

Mais conhecido como Botox, essa substância promove o relaxamento muscular, que minimiza o aparecimento das rugas dinâmicas e marcas de expressão e deixa a aparência do rosto mais jovial. 

Ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Separamos os principais mitos e verdades a respeito da toxina botulínica.

A aplicação da toxina botulínica é uma solução definitiva? Mito.

A toxina botulínica não remove permanentemente as rugas do rosto, sua dosagem é controlada e dividida para relaxar os músculos da região aplicada. Além disso, a duração depende de cada organismo e da quantidade de produto aplicada. Mas pode durar em torno de 6 meses, depois desse tempo o músculo volta a trabalhar normalmente. 

O efeito da aplicação do Botox é imediato? Mito.

Os efeitos começam a ser notados após 48 a 72 horas da aplicação. Para perceber o resultado significativo do tratamento é necessário esperar duas semanas ou até que os músculos se estabilizem.

Pode ser aplicado em qualquer ruga? Mito.

Como o principal efeito do Botox é paralisar os músculos, esse procedimento só pode ser usado para rugas causadas por movimentos faciais, como a testa, os cantos dos olhos ou a área entre as sobrancelhas.

A toxina botulínica é indicada para tratamentos além do rejuvenescimento facial? Verdade

Além dos benefícios de estética, a toxina pode ser utilizada em procedimentos odontológicos, auxiliando no tratamento do sorriso gengival, bruxismo (quadro clínico em que o paciente range os dentes involuntariamente) e das disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular).

O paciente pode perder as expressões faciais? Mito.

O paciente não irá perder totalmente as expressões faciais, mas isso dependerá da técnica e da dosagem aplicada. Apesar de raro de acontecer, quando o Botox é aplicado em excesso ou no local incorreto pode causar a ptose palpebral, onde a pálpebra perde a força muscular e faz com que fique com aparência “caída”. Por isso, é importante conversar com o profissional para que nada seja realizado de forma excessiva.

É um tratamento simples e rápido? Verdade.

A toxina botulínica é feita com uma agulha bem pequena e fina, aplicada em pontos específicos do rosto e injetada de forma superficial. Nenhuma anestesia é necessária, apenas quando o paciente sentir que é necessário. Mas o tratamento requer alguns cuidados após a aplicação, por exemplo, evitar deitar nas próximas 6 horas e evitar atividades físicas nos primeiros dois dias.

Principais benefícios da toxina para a saúde bucal

Remove o sorriso gengival

Essa é uma ótima opção para os casos em que a porção do dente apresenta um bom tamanho, mas, o fator de causa está associado à hiperatividade muscular ou desequilíbrio esquelético. O procedimento diminui a atividade do músculo e reposiciona o lábio. 

Ajuda a controlar o bruxismo

A aplicação da toxina botulínica inibe a hiperatividade e reduz a contração muscular. Este bloqueio se dá através do mecanismo da não-liberação do neurotransmissor responsável pela propagação da contração muscular, aliviando o apertamento e bruxismo dental.

Complementa a harmonização orofacial

A toxina botulínica também pode ser aplicada em procedimentos de harmonização orofacial – tendência nos consultórios para equilibrar traços do rosto. O Botox é um procedimento estético muito seguro, podendo ser utilizado para diminuir dores orofaciais, excesso de salivação e prevenção do aparecimento de rugas.

Quer saber mais sobre esses e outros procedimentos estéticos que oferecemos? Agende uma avaliação com a nossa equipe. O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você! 

 

O sorriso dos seus sonhos começa aqui. 

📍 Clinica Batel – Av. Silva Jardim, 2520 – Batel – Curitiba(PR)
Resp. Técnica: Dra. Mariana Hornung Correia. CRO/PR  21520 | CLM\PR 3311

📍 Clínica Sítio Cercado – Rua Agudos do Sul, 40 – Sítio Cercado – Curitiba (PR)
Resp. Técnico: Dr. Marcio Fressatto Filho CRO/PR 21841 | CLM/PR 1695

📍 Clínica Pinhais – Avenida Iraí, 1632 – Weissópolis – Pinhais (PR)
Resp. Técnico: Dr. Mário Hayashi Junior CRO/PR 17908

📍 Clínica Balneário Camboriú – 3ª Avenida, 1055 – Centro.
Resp. Técnico: Dr Thiago  Koehler  CRO -SC 22726 CL 4548SC



Instituto Christian Andrade - WhatsApp