Diminuição salivar na terceira idade, já ouviu falar?
2882
post-template-default,single,single-post,postid-2882,single-format-standard,bridge-core-1.0.7,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.2.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-3076
 

Diminuição salivar na terceira idade, já ouviu falar?

Diminuição salivar na terceira idade, já ouviu falar?

Você sente muita sede e tem problemas para engolir alimentos? Isso pode significar que sua boca está seca, o que é comum na terceira idade. 

A xerostomia, comumente conhecida como boca seca, é uma condição que reduz a capacidade de salivação e deixa uma sensação desagradável na boca. Em alguns casos, pode ser causado por problemas de saúde ou efeitos colaterais de medicamentos.

Quais as causas e problemas da diminuição salivar?

A boca seca pode ser causada pela idade, diabetes, tabagismo e pode ser agravada pelo uso de medicamentos com efeitos colaterais

Esse problema afeta um grande número de pessoas na terceira idade. 

Devemos lembrar que a digestão começa na boca e a saliva desempenha um papel na diluição, lubrificação da alimentação. 

À medida que a saliva diminui, uma série de problemas começa a aparecer, como mau hálito, cárie dentária, aumento da saburra lingual, doença gengival, diminuição do paladar, dificuldade para mastigar e engolir, etc. 

Tem tratamento?

Se as glândulas salivares ainda são capazes de produzir saliva, o problema pode ser tratado por meio da estimulação farmacológica, mecânica, etc. 

Mas os substitutos salivares também podem ser usados ​​para aliviar o desconforto da boca seca, geralmente são bochechos, spray ou goma de mascar que podem melhorar essa situação.

A maior dificuldade enfrentada pelos idosos pela diminuição salivar é não conseguir sentir o sabor dos alimentos. Isso faz com que eles usem sal e açúcar em excesso, o que agrava outras doenças senis, como diabetes e hipertensão. 

Portanto, certifique-se de ir ao dentista quando sentir que sua boca está seca. Se você ainda tiver alguma dúvida agende uma avaliação com a nossa equipe. . O Instituto Christian Andrade está de portas abertas esperando por você! 

 

O sorriso dos seus sonhos começa aqui. 

📍 Clinica Batel – Av. Silva Jardim, 2520 – Batel – Curitiba(PR)
Resp. Técnica: Dra. Mariana Hornung Correia. CRO/PR  21520 | CLM\PR 3311

📍 Clínica Sítio Cercado – Rua Agudos do Sul, 40 – Sítio Cercado – Curitiba (PR)
Resp. Técnico: Dr. Marcio Fressatto Filho CRO/PR 21841 | CLM/PR 1695

📍 Clínica Pinhais – Avenida Iraí, 1632 – Weissópolis – Pinhais (PR)
Resp. Técnico: Dr. Mário Hayashi Junior CRO/PR 17908

📍 Clínica Balneário Camboriú – 3ª Avenida, 1055 – Centro.
Resp. Técnico: Dr Thiago  Koehler  CRO -SC 22726 CL 4548SC



Instituto Christian Andrade - WhatsApp